quinta-feira, 3 de maio de 2007

O Quilombo 37

Laroiê!!


Centro Cultural Quilombo 37
2007
CNPJ: 06.032.612/0001-42

Rua do Passo, 37, 1o Andar, Pelourinho – 40.301-408
Salvador –Bahia
Fone: 3241-9574 - 8101-7320
quilombocecilia@ig.com.br


O Quilombo 37 – antigo Quilombo Cecília, é um Centro Cultural sem fins lucrativos, de caráter associativo, fundado em Maio de 1999, no Centro Histórico de Salvador-Bahia.
É uma entidade voltada para a produção e difusão de cultura e conhecimento, que visa incentivar e proporcionar práticas e iniciativas populares que tenham por meta a construção de uma sociedade mais humana e justa. Buscamos oferecer à população financeiramente desfavorecida –que somos- , uma ponte através dos nossos trabalhos, de acesso à essa cultura e informação que nos é negada e em relação à qual nos encontramos excluídos.

Acreditando na possibilidade de uma transformação social positiva através da educação, o Quilombo 37 vem se esforçando por estabelecer-se como espaço referencial de popularização de conhecimento, bem como de proposição e prática de alternativas de auto-organização popular, priorizando a discussão e ação baseadas no estudo da história social local e geral, e a organização das comunidades afrodescendentes –que somos-, nossas problemáticas e soluções específicas, história, cultura e ancestralidade.
Enfim, O quilombo busca ser um espaço de construção de qualidade de vida, coletivo, fraternal, popular, pensando globalmente e agindo localmente, segundo as nossas características.

Histórico
Fundado em Maio de 1999, mas registrado oficialmente em Janeiro de 2003, o Centro Cultural Quilombo 37, vem se caracterizando cada vez mais, como um centro de cultura social, no qual as pessoas se integram em busca de aprimoramento e informação.
Através de nossas atividades, que abarcam uma ampla game de opções de aquisição de conhecimento, o Quilombo tem conseguido atrair um grande número de pessoas, entre artistas populares, jovens dos bairros de periferia, estudantes, lideranças comunitárias, pesquisadores, representantes referenciais da comunidade negra, praticantes, estudiosos e Mestres de Capoeira, todos em busca de crescimento pessoal e coletivo, consolidando assim, os objetivos diretrizes da entidade, que se renova constantemente num desenvolvimento dinâmico e participativo.
Desde a sua fundação, o espaço se destaca em relação à organização de eventos, ministração de cursos, integração de pessoas, sendo um centro de documentação e pesquisa da cultura e história negras, discussão política e iniciativas sócio-culturais, inclusive nos bairros de periferia, estendendo o raio de ação desde o Centro , para as comunidades onde esse tipo de trabalho é mais imprescindível.
Uma lista completa dos eventos e atividades realizados pelo centro, desde a sua fundação, está disponível nos arquivos da entidade, bem como a documentação fotográfica referente.

Atualmente, o Quilombo , vem atuando nas seguintes áreas:

Biblioteca/Videoteca Social Comunitária
Com cerca de 1.200 livros e 150 vídeos, todos disponíveis à população, mediante cadastro gratuito. Divididos entre temas variados, como política, teatro, literatura, alimentação e medicina natural, Capoeira, feminismo, negritude, poesia, história, idiomas, entre outros. Conjuntamente à biblioteca, mantemos um arquivo com milhares de livretos, panfletos, jornais e revistas sobre variados assuntos. A biblioteca, é uma das prioridades da atuação do Centro, atraindo pessoas de praticamente todas as regiões da cidade mesmo de outras cidades vizinhas e Ilha de Itaparica, que fazem suas fichas cadastrais e vêm semanalmente pegar livros e vídeos de seu interesse. Nossa biblioteca realiza anualmente, cerca de 500 empréstimos, entre livros e vídeos.
Cursos e oficinas
O Quilombo 37 , vem oferecendo como parte integrante de suas atividades, diversos cursos e oficinas que têm o objetivo de conscientizar, informar e capacitar as pessoas, abordando temas de diversas áreas, como, idiomas, Capoeira, Medicina e culinária natural, dança, teatro, etc...

Palestras e Debates
Realizamos palestras, debates, encontros, seminários, mostras de vídeos, sempre voltados à conscientização social e étnica, buscando colaborar com a formação de seres humanos íntegros, que possam contribuir socialmente de forma ativa e útil.

Reuniões
O Quilombo abre regularmente o seu espaço físico para a realização de reuniões de diversos grupos e entidades de movimentos sociais e culturais, entre grupos da comunidade, feministas, negros, estudantis, populares, artísticos, entre outros, proporcionando-lhes todo o conforto e segurança da nossa sede.
Publicações
O lançamento de livretos e revistas independentes, abordando assuntos referentes aos interesses da nossa entidade, enquanto Centro de Cultura social , é parte importante na nossa intenção de popularizar conhecimento através do acesso à informação e produção cultural autônoma para a população de baixo
poder aquisitivo. Nesse sentido, foram o lançamento das revistas: Quilombo dos Palmares em Quadrinhos, reedição da obra de Togo Yoruba, Alimentação, saúde e Revolução, de Fábio Mandingo, e da Revista de Entrevistas Afrocêntricas – Nossas Referências, com a professora Maísa Flores, no primeiro número, e com o Mestre Lua Rasta, no segundo.



Você Pode Apoiar o Quilombo:

Através de sua presença, doando livros, discos, vídeos e revistas, xérox, material de papelaria, móveis de escritório, oferecendo cursos e propondo atividades.


Financeiramente, comprometendo-se a pequenas contribuições mensais, organizando atividade e eventos beneficentes ao Quilombo, entre outras coisas.


Doações podem ser feitas através do nosso número de telefone e e-mail. ( Nós Buscamos)
Através da nossa conta:
Agência 3006-6
Conta:31.363-7
Banco Bradesco
Ou via Western Union, em nome de
Fábio Oliveira Nascimento




Axé!


Nenhum comentário: