Pra começar bem o ano de 2009, O Quilombo organizou um primeiro diálogo entre três religiões de matriz africana existentes em nossa cidade. A Yalorixá Marlene Rodrigues, do Ilê Ibiri Omi Axé Ayrá, representando o Candomblé, o Teólogo Sidney Rocha, Representando a Associação Rastafari Nova Flor, e o ativista Walter Passos, representando o Congresso Nacional de Negros e Negras Cristãos.
O Evento, que tinha como objetivo principal o re-conhecimento entre esses grupos religiosos e seus participantes, foi extremamente frutífero, na percepção de que os pontos que nos unem são muito mais fortes do que os que nos separam, e que ainda que adotemos modelos diversos de fé, estamos ligados à divindade e à ancestralidade e buscamos tornar isso latente e influente em nossos dias e ações.
Muitos assuntos de extrema relevância foram abordados, como a história das religiões africanas, a história do Hebraísmo e do Cristianismo enquanto expressões culturais de matriz africana, o processo de escravização do negro sob o Islã e o Catolicismo, o processo de desestruturação da família negra no Brasil e o histórico de violência e genocídio contra os povos não-brancos de todo o mundo e seus reflexos em nossa atualidade, além de perspectivas para a superação desses problemas.
Estamos em recesso para organização interna durante o mês de fevereiro, mas retornamos em março com força total, Quilombo é Poder Negro!!!
Axé! ( Pra quem é de Axé)
Shalom! ( Pra quem é de Shalom)
RastafarI! ( Pra quem é de Jah)
Nenhum comentário:
Postar um comentário